segunda-feira, 26 de julho de 2010

Quanto custa meu dinheiro em São Paulo?


Precisava postar. Quase esqueci a senha e o login de tanto tempo que não posto (risos).

Um e-mail de um leitor me animou a escrever. Ele perguntava se realmente vale a pena vir para São Paulo financeiramente.

Vou logo avisando que o motivo de escrever é para quem quer realmente vir para São Paulo na esperança de conseguir crescer na vida, sendo que a sua cidade não favorece isso a vocês. Não escrevo e não perco meu tempo escrevendo para os filhinhos de papai... Fato!

Meus caros, essa cidade é uma maravilha para te reconhecer profissionalmente e pagar aquilo que realmente vale o seu serviço, PORÉM você vai gastar tudo, isso mesmo: TUDO, para conseguir sobreviver aqui.

Vamos brincar de somar:

350,00 reais de aluguel (caso divida com amigos)

60,00 reais de água, luz, telefone, e internet (novamente se você estiver dividindo)

150,00 reais com transporte público

200,00 reais com compras de supermercado

Somamos um valor de 760,00 com gastos BÁSICOS.... sim básicos... Baladinha, McDonalds e demais diversões ficam fora do orçamento, ok?

Tenho amigos que vieram para São Paulo sem profissão, isto é, sem faculdade, apenas com o ensino médio. Aqueles que não se especializaram no ensino superior desistiram de ficar aqui, pois os empregos prováveis (sem menosprezar de maneira alguma) são os de telefonista (ou o famoso telemarketing), supermercado, garçom e vendedor.... estas profissões que não necessitam de um curso técnico ou superior.

Tá... você vai me perguntar a média de salário desses cargos. Pois bem, o salário médio dos cargos no telemarketing, estoquistas ou caixas de supermercado é aproximadamente R$ 700,00, repito APROXIMADAMENTE!

Para os cargos de garçom e vendedor depende se há comissão ou caixinha, mas o salário base é em médio 600,00 reais, podendo chegar a 1.500 reais com estas variáveis.

Agora, caso você não tenha sua profissão e pretende estudar aqui, há faculdades baratas e bacanas (neste caso recomendo a Uninove, Unip ou Cruzeiro do Sul) que custa em média 500,00 para cursos como ADM, licenciaturas etc, mas sempre há um bom desconto.

E a dica para facilitar a vida dos meus amigos formados é ter experiência. Sim... experiência facilita sua entrada em todos os campos.

Por isso amigos... Ganha-se bem, mas gasta-se muito bem!

Espero que tenha esclarecido algumas dúvidas.... Perguntas a mais... comente aqui...!!!

6 comentários:

Salete Corrêa disse...

Bom, eu vivo em um municipio próximo à São Paulo, a frase com a qual você concluiu, realmente pode-se ter um bom salário, mas prede-lo é muito fácil. A análise foi realmente ótima.

Me visite: http://pontapedepartida.blogspot.com/

Ana Célia disse...

Oie! Qto tempo...vc ficou tanto tempo sem postar que eu acabei excluindo seu blog da minha lista!
Eu tbm andei ausente do meu...
como vc esta?

Unknown disse...

Há quanto tempo vc não aparecia!!

Legal o post, deixou bem claro para os que querem se aventurar nesta cidade que as coisas por aqui não são fáceis ou baratas não!

Meus amigos do interior se admiram pelos custos de um fds, imagina de um mês cheio!

Abraços e volte sempre!

Andréia Cavalcante disse...

Olá! Achei teu blog esses dias, muito legal! Talvez eu vá morar em São Paulo no próximo ano, julho talvez...tô me preparando financeira e emocionalmente para a mudança, que espero ser muito boa. Vou acompanhar tuas postagens ^^

Anônimo disse...

Olá, tudo bom?
estou pensando em mudar pra São Paulo pra entrar no ramo da aviação, muito bom o seu blog, da pra ter uma noção de como é morar em sampa, fui ai uma vez mas só passei 1 semana, adorei a cidade, mas nem tudo é uma mar de rosas né...rsr

abraços

Ricardo Lourenço disse...

Olá Wagner,

desde já quero dizer duas coisas:
-obrigado por ter este blog, é uma ferramenta bem útil para quem quer viajar e entrar em novas aventuras
- no meu caso, eu sou português e desde pequeno que desejo viver noutro país, com outra cultura, outra história e na verdade, o Brasil tem-se tornado esse desejo..

Como disse, actualmente estou a pensar em ir viver para outro país. Estou empregado em Portugal, estou acabando o meu mestrado, mas sinto necessidade, não monetária, mas pessoal de enfrentar um desafio diferente e novo. O Brasil por tudo o que tem, de bom e de mau, parece-me óptimo.

Queria saber se tem alguns conselhos sobre a mudança de Portugal para o Brasil, especificamente para São Paulo. Já vi no blog você escrever sobre custo de vida, local para morar, etc..se você fizesse uma análise de prós e contras, coisas boas e coisas más, que diria de São Paulo? Acha que seria um bom desafio?

Grande abraço
Ricardo