quinta-feira, 9 de abril de 2009

Lei ANTIFUMO? Em que país é isso?



Pensar em educação? NÃO!

Preocupar-se com a segurança pública? Bobagem!

Então montar um projeto para crianças de rua, o que você acha? Deixa para outro dia!

Ah! Que tal preocupar-se com o cigarro que eu fumo e pago, trabalhando honestamente e além disso enviando minha contribuição para os cofres públicos? Ótima idéia!

ESSE É O BRASIL!

O país emergente! Que participou do G20! O país da liberdade e do carnaval, como é conhecido lá fora.

Liberdade de expressão! Liberdade para desfilar pelado no Carnaval! Mas e fumar? Fumar não é liberdade, caro amigo, agora é libertinagem!

Caso queira fumar, vai fumar no meio da rua, daí você é atropelado... já morre.... e a cada dia um número menor de pessoas fumando!

Nos Estados Unidos, a lei funciona perfeitamente. Não pode fumar mesmo! Corretíssimo. A segurança está perfeita, saúde em ordem e educação de qualidade!

E no Brasil?

Pode-me imaginar no ponto de ônibus? Parece que estou cometendo um crime, fica todo mundo olhando para minha cara! "Meu Deus, calma gente a lei ainda não entrou em vigor! Eu tenho 90 dias para me habituar".
Chamarão a policia, helicópteros sobrevoarão minha cabeça, colocarão o holofote para me deixar cego e a voz do megafone falará: "Solte este cigarro e coloque as mãos para cima!". Enquanto isso no meio da muvuca, quatro celulares foram roubados e uma mulher sofreu abuso sexual!

Esse é o Brasil!

7 comentários:

Luis Sapir disse...

Muito bom!

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Wagner!

Pelo seu desabafo, percebo que vc é fumante. Respeito a sua opinião, mas não concordo com ela. Não posso falar da sua postura por não te conhecer, mas felizmente essa lei protege os fumantes passivos. Ou seja as pessoas que são obrigadas a conviver perto de um fumante. Cigarro é droga, assim bebida alcoólica. Aos poucos a sociedade (e as leis) acordam para isso.

Não querendo ser do contra, mas já sendo, nos Estados Unidos a saúde pública praticamente não existe. É mais caótica do que no Brasil. Quem não tem convênio se lasca. Tem até um documentário (esqueci o nome agora, acho que é Sicko), que não me deixa mentir. Já a Educação pública, nos grandes centros, sofre com guerra entre gangues e tb não é essa maravilha toda. Nos EUA a Lei Anti-cigarro pode até funcionar, mas não dá para comparar com o Brasil, pois são realidades totalmente diferentes.

Abraço,

=]
-----------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador...
Precisamos começar de alguma forma a aproximação com o mundo civilizado... nem que seja por uma lei anti fumo!
eu adorei!
Toda vez que saio de casa volto "fedendo" a cigarro... a roupa tem que ficar pendurada no vento e só depois vai para a maquina de lavar... Cabelo então... é chuveiro!
E olha eu sou fumante ocasional.

Unknown disse...

Oi Wagner!

Você deve saber o que eu penso, uma vez que não suporto o cheiro de cigarro e fumaça.
Se os fumantes respeitassem os não-fumantes até acharia essa lei absurda, mas não é isso que acontece e você sabe disso!
Vou almoçar e tenho que dividir o cheiro delicioso da minha comida com o terrível cheiro da fumaça de um cigarro aceso. Vou para um bar de banho tomado e perfumado e me deparo com o quê? O cheiro da fumaça de um cigarro! Perfume e banho?! Tchau!! Saio parecendo um fumante por causa do odor!! Vou para uma balada? Conheço uma pessoa maravilhosa e quando vou beijar... aquele hálito fedorento de cigarro na boca e ainda tenho que escutar: "Por que não me beija?". É a mesma coisa que um fumante pensaria se eu sofresse de mau hálito.
Outra coisa também: sou o chamado fumante passivo e por causa de vocês também posso sofrer problemas de saúde. A questão não é cidadania? Cadê o respeito? Nisso vocês fumantes não pensam já que é mais fácil manter o vício a domá-lo em prol do respeito a mim, não-fumante.
Não respeitam crianças, idosos, gestantes, nem não-fumantes. E, ainda, pensam que é um absurdo a Lei Antifumo? Afinal, se existe alguma lei para regulamentar é porque algo não está correto. E é exatamente isso: o desrespeito para os que não fumam!
Você acha que a lei afeta a liberdade individual dos fumantes, mas lembre-se de que a liberdade de uma pessoa termina quando a liberdade de outra começa.
E outra: as pessoas não estão sendo proibidas de fumar, mas sendo educadas para não desrespeitarem o semelhante.
Mais do que nunca está chegando a hora do Brasil se equiparar aos países desenvolvidos em termos de respeito ao próximo, e esse é o primeiro passo.

Abraços

Anônimo disse...

Gostei do texto e sua condução,a ironia usada é perfeita e na dosagem certa. Realidade unindo-se a uma historinha criada por vc , mas com um toque realista ( celular roubado e abuso sexual , durante a agitação em torno do fumante). Perfeito, fica gostoso de ler e a leitura se torna rápida, adorei de verdade.
É vergonhosa essa lei, tantas outras coisas acontecendo e necessitando da intervenção do governo e eles gastando dinheiro com blá, blá, blá... e outras coisas p/ essa lei besta ( aqui meu protesto de fumante conta alto) Valeu seu desabafo amigo.
Se quiser retribuir a visita fique à vontade...
Beijinhos de Rozangela Melo
Fazemos cinema amador
Visite nosso site:
www.cgfilmpictures.blogspot.com

Marina Lukavy disse...

Olá Wagner,

sou jornalista e estou coletando alguns depoimentos de fumantes a respeito da lei antifumo... Ficaria muito grata se pudesse me enviar o seu e-mail para que pudessemos conversar um pouco mais sobre este assunto tão polêmico.
(comentário a parte, adorei as suas colocações!)

Até logo!

marinalukavy@gmail.com
Jornal Hoje Centro Sul (Irati-Pr)

Unknown disse...

ninguém é obrigado a aspirar fumaça suja de ninguém! E viva a lei antifumo!

PS: Helton, adorei oq vc escreveu!